Oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura beneficiam mais de 1.800 estudantes em toda a Bahia

download (1) download

As aulas das oficinas dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras e Itabuna começaram nesta segunda-feira (12). Na terça (13), será a vez do CJCC de Senhor do Bonfim e no dia 26/3, no de Vitória da Conquista. Já no CJCC de Salvador, as oficinas estão funcionando desde o dia 5 deste mês. São mais de 75 oficinas oferecidas por essas unidades ligadas à rede estadual de ensino, beneficiando mais de 1.850 estudantes. As oficinas estão abertas aos estudantes que cursam do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio na rede e quem tiver interesse ainda pode se inscrever para as vagas residuais

A estudante Lúcia Silva, 16, alunos do curso de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), está retomando às oficinas criativas do CJCC de Barreiras, das quais já participa há quase dois anos e fala sobre as expectativas de fazer as oficinas MovimentAÇÃO e Empreenda. “Já tinha feito Trilha no Cerrado e Ecociências e foi uma experiência muito interessante. Percebi que passei a ter um melhor rendimento no CETEP. A minha expectativa é agregar novos conhecimentos, a partir das oficinas voltadas à dança e ao empreendedorismo”, relata a aluna.

A vice-diretora do CJCC de Barreiras, Francinea Cajango, revela que cerca de 100 estudantes participaram da aula inaugural, nesta segunda, das 11 oficinas ofertadas pela unidade. Ela explica que foram realizados quatro giros de oficinas para que os estudantes conhecessem o conteúdo. O primeiro giro foi na área de Linguagem, incluindo as oficinas de AudioVizoo; Do ato ao teatro; e Fotografe. No segundo giro, o foco foi a área de Ciências da Natureza e nele os alunos tiveram o primeiro contato com as oficinas Trilhas do Cerrado; Trilha de Espeleológicas; Ecociências; e Ciências em casa. O terceiro giro foi relacionado à Robótica e o quarto giro foi relativo à oficina Empreenda.

A gestora destaca que estão sendo oferecidos 12 oficinas, cujas aulas prosseguem até maio, com turmas funcionando das 8h às 20h30. “A nossa experiência mostra que o trabalho que fazemos no CJCC contribui para que os estudantes consolidem os seus conhecimentos teóricos sistematizados nas suas aulas regulares da rede estadual. Com as oficinas, os estudantes agregam conhecimentos práticos, o que aumenta o seu processo de ensino e aprendizagem. Perceber esse rendimento é muito gratificante”, relata a gestora.

No Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, as aulas já começaram para valer, nesta segunda, nas dez oficinas ofertadas: Escola de Ciência, Arte & Magia; Animaps; Literatura EnCena; Ciência Super Investigativa (CSI); Redes Sociais e a Língua Inglesa; Ciência Fantástica; Produção de Vídeos; Reciclagem; English Course; e Robótica. As turmas começam às 8h até às 21h.

O vice-diretor José dos Santos Júnior fala sobre a importância das atividades do CJCC para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Está constatado que os alunos que participam das nossas oficinas têm um ganho no seu rendimento escolar. Eles associam a prática vivida aqui e associam à teoria aprendida nas aulas teóricas dos seus respectivos colégios e isto melhora o seu desempenho escolar”, considera.

No Centro Juvenil de Senhor do Bonfim, a inauguração, que acontece na terça (13), será às 16h, com jogos, dança e brincadeiras lúdicas. Dentre as 11 oficinas ofertadas, as mais procuradas estão sendo as de Robomaker, através do qual, os alunos aprendem a criar robôs utilizando materiais reaproveitados de outros equipamentos eletrônicos; de Juvenil Dance, que visa a discussão sobre estilos musicais e participam de competições de dança; e de Teatro Científico, que foca na representação teatral com elementos da Ciência e experimentos científicos.

Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com cinco unidades no Estado, em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.