Estudantes participam de atividades sobre prevenção ao HIV/AIDS

Antecipando as atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro), estudantes de dez escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador participaram, nesta quarta-feira (30), do II Encontro de estudantes e profissionais da Educação e da Saúde na prevenção ao HIV/Aids no contexto escolar. A atividade, realizada no Colégio Estadual Raymundo Matta, no Lobato, contou também com professores e profissionais de unidades básicas de saúde dos distritos sanitários responsáveis pelo território no qual às escolas estão localizadas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O objetivo é promover uma maior sensibilização e conscientização dos estudantes sobre a doença, cujo contágio tem aumentado entre adolescentes e jovens na faixa-etária entre 15 e 24 anos, segundo o Ministério da Saúde. Outra perspectiva é fazer com que eles sejam multiplicadores destas informações contribuindo para o processo de prevenção, além de promover a saúde no contexto escolar. Nesta perspectiva, durante toda a tarde, os estudantes participaram de palestras e oficinas sobre o tema, que retratam as formas de contágio e as medidas que devem ser adotadas para a prevenção.
A estudante Maiane Matos, 18 anos, do Colégio Clériston Andrade, destaca que a atividade é importante porque alerta sobre as consequências da doença. Para a aluna, as pessoas devem estar sempre alertas e não devem descuidar da prevenção. “Eu acho que a gente precisa se informar cada vez mais e conversar muito com os colegas. Eu procuro sempre esta troca com meus amigos pelas redes sociais”, afirma.