Escolas realizam Virada Educacional Bahia nesta terça-feira

As escolas estaduais irão promover, nesta terça-feira (6), 12 horas seguidas de atividades para integrar as escolas, as famílias e a comunidade local. Trata-se do “#TransformaÊ: Virada Educacional Bahia”, que será realizado simultaneamente em escolas da capital e do interior. Através da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado serão realizadas atividades como oficinas, debates, exibição de filmes, intervenções sociais, revitalização de espaços, exposições artísticas, jogos educativos e apresentações culturais.
Serão apresentados projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo que foram desenvolvidos durante o ano letivo 2016, promovendo o protagonismo estudantil. Além disso, o #TransformaÊ irá oportunizar discussões sobre potencialidades e metas para o Ano Letivo de 2017. Todas as ações têm como foco a valorização da escola pública e uma das perspectivas é a de que o evento também fortaleça, nos estudantes, o sentimento de pertencimento da escola pública como um bem de todos, fazendo com que contribuam com a preservação do patrimônio público.
O Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, por exemplo, irá fazer uma grande ação na Estação da Lapa. No Colégio Estadual da Bahia (Central), as atividades irão reunir estudantes das três unidades que funcionam nas instalações do Central: Colégio Central, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb). Na região Central da cidade, também estão mobilizados estudantes e professores da Escola Estadual Severino Vieira, do Colégio Ypiranga, do Colégio Estadual Dionísio Cerqueira e do Colégio Estadua Senhor do Bonfim.
Algumas ações da Virada Educacional, no entanto, já começam nesta segunda-feira (05), como é o caso da Mostra de Projetos de Pesquisa de estudantes premiados para a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia 2016 (FECIBA), a partir das 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Na mostra, que segue até terça-feira (6), os estudantes premiados na FECIBA irão receber bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. No IAT, também haverá apresentação de albuns patrimonias do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) e especialistas convidados julgarão os projetos estruturantes de arte e cultura dos estudantes que foram pré-selecionados nas etapas escolares e regionais.