SAC Educação chega a 305 mil atendimentos

O SAC Educação chega à marca dos 305 mil atendimentos. Implantado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o serviço de atendimento aos profissionais da Educação funciona com a proposta de desburocratizar o atendimento a professores e servidores da Educação, com a oferta de 120 serviços voltados à vida funcional. Dentre as demandas mais procuradas estão o serviço de Licença Prêmio, Aposentadoria e Abono de Permanência, além de gratificações salariais, progressões na carreira, mudança de carga horária a benefícios de quinquênio e adicionais.
“Trata-se de uma proposta pioneira de atendimento mais humanizado e qualificado, com a dignidade que os profissionais da Educação do Estado merecem. Buscamos, cada vez mais, aprimorar os conhecimentos em legislação docente para que o serviço seja seguro, preciso e ágil”, destaca a coordenadora do SAC Educação, Luciana Oliveira.
Os resultados deste atendimento são refletidos no nível de aprovação do serviço, que chega a 87,2%, conforme levantamento da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Este resultado é fruto de um trabalho de equipe que preza pela presteza no atendimento e pela qualidade das informações, bem como pelo zelo e pela honra do serviço público. Para 2017, a nossa expectativa é aprimorar, ainda mais, o atendimento para que o nosso público possa ser atendido cada vez melhor”.
O SAC Educação oferece unidades em Salvador e em Feira de Santana, sendo que a primeira foi inaugurada há sete anos e a segunda, há quatro. No SAC da capital baiana, foram registrados, somente em 2016, 37.114 atendimentos, sendo que até o dia 30/12 este número deverá chegar a 38 mil. Já no de Feira foram computados 10.688 mil atendimentos, devendo chegar a 11 mil até o  penúltimo dia do ano, quando o serviço funcionará normalmente.
A unidade do SAC Educação em Feira de Santana – que já registra mais de 30 mil atendimentos em quatro anos de implantação – atende aos 27 municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana (NRE 19). Os servidores que não são de Salvador têm a opção de buscarem os serviços de Recursos Humanos por meio dos NREs. Os profissionais de Educação podem consultar os serviços disponíveis pelo SAC Educação e os documentos necessários para efetivá-los através do Portal da Educação (sac.educacao.ba.gov.br), no link “Educadores”.
Reconhecimento
A professora Edilene Rodrigues, do Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, do município de Lauro de Freitas, é uma das testemunhas sobre o bom funcionamento do SAC Educação. Ela, que se dirigiu à unidade de Salvador para solicitar o seu Abono Permanência, revela que achou “ótimo” o atendimento. “Já vim aqui outras vezes e sempre fui muito bem atendida. O serviço é satisfatório e posso acompanhar o andamento do processo da minha casa, através do Portal da Educação”, diz. A também professora Caroline Nascimento, do Colégio Estadual Márcia Meccia, em Salvador, acrescenta: “O melhor do SAC Educação é a agilidade no atendimento”.
Serviços de saúde
No SAC Educação, em Salvador, também são prestados serviços no âmbito do Programa Saúde do Professor, nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O serviço é oferecido com hora marcada, das 8h às 17h, por meio do número (71) 3117-1434. Para o professor que necessitar de acompanhamento após o atendimento no SAC Educação, a Secretaria da Educação conta com as parcerias de mais de 30 universidades e faculdades, onde os professores podem frequentar os serviços de Saúde destas instituições.
Onde encontrar os serviços do SAC Educação:
- Salvador: Av. da França, S/N, Instituto de Cacau, 1º andar. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
- Feira de Santana: Rua Vasco Filho, S/N, Centro, próximo ao Terminal Rodoviário. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.