Secretaria mobiliza escolas para a segunda edição do #TransformaÊ

 

Com a finalidade de estimular a participação das escolas estaduais na segunda edição do #TransformaÊ, que acontecerá em 21 de setembro, a Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta sexta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma videoconferência sobre o evento, que este ano terá como tema “Tomando partido da escola”.  A atividade transmitida para as telessalas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), contou com a participação de professores, gestores escolares e coordenadores.

O #TransformaÊ é um movimento proposto pela Secretaria da Educação do Estado para a realização simultânea, durante 12 horas seguidas, de atividades culturais nas escolas da capital e interior do estado. A iniciativa conta com apresentações de projetos de arte, ciência, esporte e cultura, desenvolvidos nas escolas, que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o direito dos estudantes ao conhecimento e à cultura.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, ressaltou a importância do  #TransformaÊ para o protagonismo estudantil. “A nossa expectativa é que este evento consiga produzir um resultado significativo do ponto de vista da troca de experiências pedagógicas inovadoras na rede. A ideia do tema de tomar partido pela escola é entender o papel crítico e transformador que a escola tem e que se expressa no Projeto Político Pedagógico, que ela desenvolve na sua interação com a comunidade e o fomento a toda iniciativa de protagonismo da juventude”, explica

Segundo o diretor do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Jener Freire, o #TransformaÊ é muito estimulante. “O #TransformaÊ traz o que a gente espera, que é a integração entre a comunidade e a escola. Além disso, tem a função de oportunizar que cada aluno mostre seu potencial cultural, artístico e profissional dentro da unidade escolar”, destaca.