Abertas as inscrições para formação de mediadores do EMITec

 

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até o dia 15/9, para o curso de formação dos mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Estão sendo ofertadas 1.200 vagas para os mediados, que já estão atuando no programa e para os que estão ingressando no segundo semestre de 2017 pelo processo seletivo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A inscrição deverá ser realizada através de formulário eletrônico, localizado na página principal do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do EMITec, com acesso por meio do endereço eletrônico http://emitec.educacao.ba.gov.br/login/index.php.

O EMITec é um programa da rede estadual, por meio do qual, os estudantes que moram em áreas longíncuas da Bahia podem fazer e concluir o Ensino Médio. Atualmente, o programa beneficia 21 mil estudantes, em 414 localidades de 150 municípios. “O medidor tem um papel fundamental na metodologia do EMITec. É que as aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, diretamente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e ministradas por professores da rede estadual. Os mediadores ficam nas telessalas, fazem a interlocução de dúvidas entre os estudantes e os professores do estúdio”, afirmou a diretora do EMITec, Letícia Machado, ao acrescentar que cabe ao mediador, também, a aplicação das avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat.

Sobre o curso
Durante a formação continuada, os mediadores são estimulados à uma reflexão sobre as suas atribuições e interlocução com os diversos setores, bem como poderão compreender a estrutura organizacional do EMITec, as funções de cada setor e o fluxo de operacionalização das atividades. Para isto, o curso está organizado em dois blocos de estudos.

No primeiro, serão realizados diálogos e leituras que introduzem as discussões sobre a estrutura organizacional do EMITec e as atribuições dos setores de Secretaria e de Estúdio. No segundo bloco, serão abordados a Proposta Pedagógica e o Sistema de Avaliação, dando ênfase às atribuições do mediador e à ética profissional no espaço de trabalho. O curso será realizado utilizando a mesma metodologia de aulas do EMITec, com calendário a ser divulgado posteriormente.