Secretaria da Educação lança nesta quinta-feira dois cursos de qualificação para merendeiras

A Secretaria da Educação do Estado lança, nesta quinta-feira (1º/3), dois  cursos de qualificação voltados para merendeiras escolares. Os cursos de Agente de Alimentação Escolar e Auxiliar de Nutrição e Dietética irão beneficiar 150 profissionais, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural. O lançamento será às 18h30, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, em Salvador.
Serão implantadas seis turmas, sendo cinco no CEEP Empreende Bahia, em Salvador, e uma no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu. As aulas, que começam no dia 9 de março e prosseguem até julho, ocorrerão em encontros quinzenais e, ao final do processo, as cursistas concluintes serão certificadas. Além de contribuir para a formação das merendeiras, o curso visa a implementação do uso de produtos locais, pertencentes à cultura alimentar regional nos cardápios das escolas, como é o caso, no Baixo Sul, do nibs do cacau. A perspectiva é gerar impactos positivos na alimentação escolar oferecida e, também, na cadeia produtiva local. No CETEP do Baixo Sul, em Gandú, está instalada a primeira Fábrica-Escola do Chocolate da rede estadual de ensino.
As aulas serão ministradas por professores que receberão formação prática com a professora e nutricionista Neide Rigo, autora do livro “Mesa farta no semiárido”, que aborda a utilização de produtos regionais e locais de grande valor nutricional e baixo custo em suas diversas preparações.