O Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, que será inaugurado nas instalações do antigo ICEIA, abrigará uma série de cursos voltados para a comunidade escolar, inclusive, nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, já está buscando parcerias estratégicas com este objetivo e, nesta terça-feira (24), participou de encontro, em São Paulo, com representantes da Ericsson, que participarão do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado pela primeira vez na Bahia, de 4 a 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos.
Pinheiro, enquanto senador da República, participou das tratativas para a implantação da Ericsson no Parque Tecnológico da Bahia para o desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação. “Agora, abrimos com Ericsson um diálogo para participação no Virtual Educa, com a proposta de legado na área de formação. Após o Virtual Educa vamos, em parceria com a Ericsson, implantar no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado cursos de formação de profissionais e unidades de desenvolvimento integrados ao Centro de Desenvolvimento da Ericsson no Parque Tecnológico”, destacou.
.
Além da Ericsson, outras parcerias também estão sendo firmadas pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Com a Google Educação, a Secretaria lançou, em março deste ano, o e-Nova Educação, projeto inovador que permite o uso pedagógico de tecnologias digitais em sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis chamados Chromebooks, contextualizando a Educação do século XXI e contribuindo para melhorar a qualidade da Educação. A iniciativa também contempla formação de professores.
Outra parceria já firmada pela Secretaria é com a Fundação Telefônica Vivo, por meio do projeto Inova Escola, lançado, inicialmente, no Colégio Estadual Norma Ribeiro, no bairro de Arenoso, em Salvador. O principal objetivo do ‘Inova Escola’ é o fomento à experimentação e ao desenvolvimento de novos modelos de aprendizagem apoiados por tecnologias digitais, buscando contribuir para a transformação da educação brasileira por meio da inovação educativa e estimular o desenvolvimento de competências do século XXI em estudantes e educadores, ampliando suas perspectivas de futuro.
“Estamos ampliando o leque de parcerias para fortalecer o programa Educar para Transformar. Todas as parcerias visam o eixo pedagógico, com cursos de duração plena, curta duração, projetos estruturantes, Ciências na Escola, bem como formação técnica. Temos, por exemplo, uma sólida parceria com o Senai/ Cimatec; com outras secretarias de Estado, pelo projeto Escolas Culturais; com o SEBRAE, com foco na formação técnica, e com a Coelba, com projetos voltados para a eficiência energética e a instalação de placas solares nas escolas”, destacou Pinheiro.