Últimos dias de inscrição para o Virtual Educa Bahia 2018

3a-conferencia-estadual-de-educacao-da-bahia-2018-158
Os interessados em participar do XIX Encontro Internacional Virtual Educa têm até domingo (20) para realizar as inscrições, através do link <virtualeduca.org/bahia2018/inscripcion/>. Para professores e profissionais de Educação das redes municipal, estadual e federal do Estado da Bahia as inscrições são gratuitas. O Virtual Educa é um dos maiores encontros internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado de 4 a 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, na capital. Paralelamente, o Virtual Educa envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul” voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, sediado no Porto de Salvador.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a importância de a Bahia sediar o Encontro. “A essência dos debates neste encontro se concentra nas soluções e na superação das barreiras e dificuldades para fazer a Educação fluir e o cumprimento das Metas do Milênio. Este ano incluímos o continente africano, que não participou das edições anteriores. A ideia é que a gente apresente no Virtual Educa algumas soluções que temos no Brasil e, por isso, estamos convidando representantes de alguns estados para que possam palestrar. Vamos também aproveitar o Virtual Educa para fazer o lançamento de um programa do Banco Mundial, o Think Blue, que trata a economia do mar e sua sustentabilidade vinculada à Educação. Vamos tratar, também, da questão da gestão escolar e, para isso, teremos mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e experiências desenvolvidos nas nossas escolas”, afirmou.
Programação – Neste edição, o Virtual Educa terá como tema central “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”, em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século XXI. O evento contará com a participação de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. São professores, escritores e pesquisadores que estudam a Educação e a sua relação com as mais difentes áreas do conhecimento, como a Tecnológica, por exemplo, e estão vinculados a istituições de ensino de países como Peru, Colômbia e Portugal.
A programação acadêmica do Encontro está estruturada em seis fóruns: Fórum de Educadores para a Era Digital; Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; Fórum de Aprendizagem ao Longo da Vida; Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Fórum de Inclusão, Availação e Qualidade e Fórum de Desenvolvimetno Tecnológico (Makers). Os fóruns serão divididos em seminários onde serão feitas apresentações dos trabalhos científico.
A programação do Virtual Educar envolverá, ainda, a apresentação de projeto de iniciação científica e de tecnologias sociais desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino, durante a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) e durante a Mostra de Educação Profissional e Tecnológica.
Programa Think Blue – A 19ª edição do Encontro Internacional Virtual Educa marcará, também, o lançamento do programa Think Blue, do Banco Mundial, que visa estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. No ano passado, o evento reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.