Gestores e professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPTEC) da rede estadual de ensino foram certificados, nesta terça-feira (22), pela conclusão do curso “EPTEC e os Arranjos Produtivos Territoriais”, durante solenidade no auditório da Secretaria da Educação do Estado. O curso visa formar os educadores para a implantação dos Escritórios Territoriais e Criativos, em 30 unidades da rede estadual de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional. Os escritórios servirão para ampliar a formação profissional dos estudantes e ao mesmo tempo promover a integração dos Centros com os diferentes atores sociais, de modo a fomentar, ainda mais, o desenvolvimento dos arranjos produtivos nos Territórios de Identidade da Bahia.
O subsecretário da Educação, Nildo Pitombo, falou sobre a importância da formação dos gestores e professores para mais esta ação que irá ampliar a integração da escola com a comunidade. “A Secretaria tem como ação estratégica a educação contextualizada com o território de identidade e de forma sustentável. Então, esta ação dos Escritórios Criativos e Territoriais vem fortalecer este elo da Educação voltada para o seu entorno e contribuir para o desenvolvimento do território onde ela está inserida”, avaliou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio Netto, disse que a formação fortalece o projeto dos Escritórios Criativos e Territoriais. “Estamos finalizando a implantação das primeiras seis unidades. Serão estruturas que vão apoiar a escola na perspectiva da integração com a comunidade e empresas. Por isso, a necessidade do curso, onde os educadores puderam compreender como realizar essa ação, envolvendo metodologia, conceitos e princípios, inclusive justamente para realizar parcerias, seja para realizar estágios, trabalhos de conclusão de curso, apoiar algum processo de assessoria e consultoria, promover uma inovação tecnológica ou incubar empresas também através das fábricas-escolas. Lembrando que teremos os Escritórios Territoriais nas unidades das sedes dos Núcleos Territoriais de Educação e Escritórios Criativas nos outros municípios do território, mas a concepção de funcionamento é a mesma”, explicou.
Parceiro da Secretaria da Educação na implantação dos Escritórios Territoriais e Criativos, o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), promoveu o curso por meio de Educação a Distância (EaD) e irá realizar a consultoria presencial nos escritórios. “A lógica dos Escritórios Territoriais e Criativos é fazer a ponte do centro de formação profissional, com sua missão, visão de futuro, seus valores, com seus projetos político-pedagógicos buscando uma interface mais concreta, mais direta com os anseios e necessidades dos territórios. Estamos muito satisfeitos em contribuir com essa primeira etapa onde estamos concluindo a assessoria presencial nas primeiras seis unidades”, salientou.
Durante a solenidade, ainda foi assinado um acordo de cooperação com as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Planejamento (SEPLAN), visando o apoio técnico, administrativo e financeiro aos colegiados de desenvolvimento territorial. Ainda estiveram presentes ao evento o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o diretor de planejamento territorial da SEPLAN, Luiz Gugê Santos, o diretor-geral da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, entre outras autoridades.