Polos da Universidade Aberta do Brasil na Bahia divulgam documento orientador para ações durante pandemia

Com o objetivo de orientar as redes e as unidades escolares da Educação Básica, bem como as instituições estaduais de Ensino Superior, integrantes do sistema estadual de ensino da Bahia, quanto a aplicação das atividades curriculares nos domicílios dos estudantes, tendo em vista as medidas sanitárias de enfrentamento à COVID-19, os coordenadores dos Polos de Apoio Presencial Estadual da Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB) elaboraram um documento orientador. A iniciativa visa sugerir estratégias que colaborem com práticas educativas eficazes realizadas, de forma on-line, durante o período de isolamento social. O documento está disponível no Portal da Educação.

O coordenador de projetos estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius Gomes, ressaltou a importância da iniciativa. “Os Polos UAB na Bahia têm desenvolvido grandes ações na área da formação inicial e continuada em parceria com as universidades públicas, e, neste momento, o exercício é fazer com que essas estruturas possam pensar de forma efetiva em possibilidades que atendam a nossa rede, seja com oferta de cursos, atividades ou até mesmo de estratégias que possam ser aplicadas pelos nossos gestores, professores e estudantes”.

O documento foi pensado com o objetivo de minimizar os efeitos causados pelo fechamento das universidades e unidades escolares não apenas sob a perspectiva educacional, mas também emocional na equipe de educadores e discentes.

Atualmente, 22 Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB/Bahia) estão vinculados à Secretaria da Educação do Estado e, por terem sido criados exclusivamente para a oferta na modalidade EaD, não sofreram com grandes alterações neste momento de pandemia, conseguindo manter as suas atividades a partir de adaptações da tecnologia.

Além disso, outras iniciativas vêm sendo tomadas para diminuir os efeitos do isolamento social. A SEC tem promovido lives com assuntos relevantes aos estudantes, assim como vem incentivado o diálogo dos coordenadores com os seus respectivos estudantes, através das redes sociais e reuniões virtuais. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também tem ofertado cursos de complementação à formação docente.

Espera-se que, até 2022, os Polos de Apoio presenciais sejam expandidos gradativamente em todos os Territórios de Identidade do Estado da Bahia para a garantia do acesso democrático ao Ensino Superior.

Foto: Divulgação